Em busca de novos talentos no rádio

Elisa Martins

Mais tolerância, menos conflitos…o tema deve motivar estudantes de jornalismo a produzir reportagens radiofônicas. O motivo é o prêmio CBN de Jornalismo Universitário, que surgiu em 2009 para comemorar o 18º aniversário da emissora.

Em sua sétima edição esse ano, o objetivo do prêmio é descobrir novos talentos e aproximá-los do rádio. Mariza Tavares, diretora nacional de jornalismo da rede CBN, Central Brasileira de Notícias, explica que a escolha do tema é um bom desafio para os participantes, e pretende mobilizar os jovens universitários.

Segundo ela o julgamento dos trabalhos inscritos será realizado por uma comissão julgadora formada por cinco membros: três jornalistas da própria emissora e dois profissionais convidados. As reportagens serão avaliadas de acordo com critérios jornalísticos e especificidades do veículo rádio.

Para a Comissão julgadora os focos de análise serão tema, texto e edição, criatividade, clareza, formatação, precisão, linguagem, entrevistados, efeitos sonoros e qualidade técnica. Para concorrer ao prêmio a reportagem deve ter no máximo três minutos de duração, sem limite de sonoras. A exigência é de que o material seja enviado em MP3, com taxa de amostragem de 128kbps. As inscrições são feitas apenas pela internet, até 31 de julho. A divulgação do resultado ocorrerá no dia 1º. de outubro, dia do aniversário da CBN.

Márcio Guerra, professor e diretor da Rádio FACOM acredita que premiações de radiojornalismo servem como estimulo e valorização do veículo que atualmente não estaria muito prestigiado. Na avaliação dele na faculdade há muitos projetos de qualidade que podem concorrer por prêmios em alguns concursos como Intercom, Prêmio Esso de Jornalismo, e até mesmo no da CBN. Contudo, apesar de haver boas produções, Márcio avalia que a adesão dos alunos ainda é pequena. “Podia ser melhor, em função da qualidade do material que produzimos”, conclui o professor, que destaca entre outras produções o projeto Universidade no Ar.1899049_915318295187513_1095352902_n

Deixe um comentário