Banheiro para todxs

UFJF discute implementação de placas de banheiros inclusivos

Por Douglas Ribeiro

Nos últimos tempos, duas palavras vêm sendo bastante usadas: cisgênero e transgênero. Mas você sabe o que elas significam? Cisgênero é aquela pessoa que se identifica com o gênero que lhe foi atribuído em seu nascimento pela sociedade.

Esse é o caso, por exemplo, de uma pessoa que nasceu com uma vagina e se identifica com o gênero feminino, e se porta como mulher. O transgênero é aquela pessoa que não se reconhece sendo do gênero que lhe foi atribuído. Exemplo: Uma pessoa com genitálias masculinas que se identifica com gênero feminino.

O Movimento Ocupa UFJF reivindicou junto à reitoria o posicionamento da instituição a favor das placas de banheiro inclusivas. A reitoria se mostrou favorável à ação na Universidade. Mas para compreender o passo que a UFJF está tomando é importante não associar, diferenciar, orientação sexual e gênero.

Gênero e Orientação sexual

Gênero é determinado culturalmente, pela classe dominante, o que seriam características do ser masculino e do feminino: forma física, anatomia, maneira de se vestir, falar, gesticular, enfim as atitudes, comportamentos, valores e interesses de cada gênero. Identidade de gênero se refere à forma como alguém se sente e se identifica para si próprio e para aquele que convive, independe do sexo biológico ou de sua orientação sexual.

Já orientação sexual se refere ao sexo das pessoas pelas quais sente-se atração física, desejo e afeto. Há três tipos de orientação sexual: a heterossexualidade, a homossexualidade e a bissexualidade.

Segundo a estudante do Instituto de Ciências Humanas, Ana Emília Carvalho, membro do movimento estudantil, a ideia tem a ver com tornar os banheiros inclusivos. “ As pessoas trans muitas vezes são impedidas de usar o banheiro de acordo com a sua identidade de gênero, ou seja, esse tema já era discutido por pessoas que tinham alguma relação com o debate feminista ou trans feminista. O modelo de placa foi o mesmo que a página no Facebook Travesti Reflexiva postou.”

Gabriel Reis, também membro do movimento, conta que a opção é uma alternativa diferente tomada pelos grupos de discussões. “É como uma alternativa mais segura dos banheiros unissex que vem sido pensados. Só que isso tem muita divergência de opiniões. Como uma mulher se sentiria segura num banheiro com um homem?” questiona o estudante do Instituto de Artes e Design.
As discussões sobre banheiros unissex é um debate de dentro do feminismo e do movimento LGBT, afirma Ana Emília. A UFJF não é a única a tomar essa medida. A Universidade Federal de Roraima também já orienta os alunos transgêneros a escolherem o banheiro de acordo com a sua identidade de gênero. “Quando estávamos discutindo as pautas na Ocupação foi colocada à necessidade de fazer com que os banheiros da universidade fossem inclusivos. Dentro da ocupação nos estávamos usando as placas e resolvemos propor que fosse assim a toda universidade”, afirma a estudante.

A reitoria se comprometeu a incentivar o uso das placas na instituição, mas ponderou que as unidades acadêmicas tem autonomia para decidir.

A discussão de inclusão é mais profunda do que simplesmente a autonomia da sinalização dos institutos, uma vez que as pessoas trans muitas vezes passam por constrangimento ao usar o banheiro”, questionou Ana Emília. Já Gabriel Reis enxerga a ação da instituição de extrema importância. “Pra nós, comunidade LGBT, é um passo enorme apesar de parecer sutil. É uma medida inclusiva muito importante!”.

Diretor de Comunicação da UFJF, Rodrigo Barbosa afirmou que a equipe de arte da universidade trabalha no desenvolvimento das placas, que serão utilizadas nos espaços da reitoria. As demais unidades terão autonomia para decidir a implementação.

homemmulher

Placas utilizadas durante a Ocupação da Reitoria da UFJF

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s