Voluntário: um trabalho que faz diferença!

Solidariedade, boa vontade, comprometimento e esperança são essencial para quem quer se candidatar

Ariana Carvalho

Todos os anos o número de pessoas que se solidarizam e doam seu tempo para trabalhar como voluntários em alguma instituição cresce segundo o site voluntários. Com. O estudante de gastronomia Luiz Henrique Arantes, de 24 anos, é um desses voluntários. Ele trabalha de forma voluntária e gratuita na cozinha de uma associação não-governamental há dois anos. “Uma amiga minha fez um trabalho temporário na associação como voluntária e me convidou para ir com ela, quando cheguei lá me apaixonei e não saí mais”, conta Luiz.

Hoje, Luiz Henrique concentra os seus estudos em criar uma alimentação saudável, saborosa e fácil de comer para que os idosos da instituição consigam de alimentar bem. “Tudo que eu posso fazer para facilitar a vida dos meus amigos idosos daqui eu faço. Estou sempre estudando um novo prato que atraia a atenção deles e os ajudem a se alimentar”.

Já a aposentada Luzia Rodrigues, de 66 anos, trabalha como voluntária há quase 20 anos e afirma que só vai parar quando já não tiver mais condições de ir para a associação. “Comecei no setor de atendimento aos doadores, agora concentro meus esforços em ajudar a instituição a atrair novas doações e a economizar com os gastos diários o que recebemos de recursos financeiros”.

Luzia destaca que por várias vezes voluntários foram desligados da instituição porque não tinham o comprometimento que é necessário. “Para trabalhar como voluntário é preciso entender que não é só se inscrever e aparecer só quando se tem tempo. Esse é um trabalho como outro qualquer”.

Ser voluntariado requer disponibilidade para ajudar a quem precisa e responsabilidade para assumir compromissos sérios com a instituição. O trabalho voluntário existe há muito tempo, porém sua imagem era ligada à religiosidade. Felizmente o mundo evoluiu e hoje mais pessoas percebem o quanto o seu trabalho pode fazer a diferença na vida de instituições que se dedicam a ajudar os outros.

logo-voluntariado1

Deixe um comentário

