Praticando a Lei do Desapego

Desapegar é se desprender, dividir, compartilhar. Você tem praticado o desapego?

Julia Ramiro

Você sabia que o desapego é um processo de renovação? Quem explica é a psicóloga Marina Almeida. “O desapego traz leveza às pessoas, é um processo onde o indivíduo se livra do que traz sentimentos pesados, negativos”.

Apesar de fazer muito bem, e dar mais espaço à vida, desapegar-se não é muito fácil… Para a psicóloga a dificuldade de se desapegar vem dos valores capitalistas: “Nós aprendemos a acumular bens, e fazer o contrário nos custa muito”. Ainda assim, Marina defende que as pessoas precisam se habituar ao desapego. “É questão de aprender e perceber que você não vai precisar de tudo aquilo que você adquiriu pra sempre na vida”.

A estudante de jornalismo Maria Fernanda Pernisa cresceu com esta cultura. Ela explica que a família se mudou várias vezes durante sua infância e que eles só levaram de uma casa à outra o que realmente precisavam. O costume de se desfazer do que não precisa incentivou Maria Fernanda a montar uma loja virtual. Na “Lojinha da Maria” ela vende roupas e acessórios que não usa mais: “Tinha muitas coisas em bom estado que não usava mais. Queria adquirir coisas novas e seria uma boa forma de conseguir espaço”. Maria Fernanda conta que também costuma fazer doações: “Sempre que faço uma compra procuro doar alguma outra coisa, de forma que eu não acumulo nada. Acho que estas são boas formas de eu controlar meu lado consumista”.

Já para o senhor Antônio Lopes da Cruz, de 79 anos, que sempre foi muito apegado às suas coisas, se desfazer significa descaso. “Acho que se as pessoas pudessem elas jogavam até nós, ‘velhos’, fora”, lamenta.

11637873_659180187515781_382373940_n

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s