Recomeçar em uma nova profissão

Pesquisa realizada em 2014 revelou que 72% dos entrevistados estão insatisfeitos no trabalho.

Ludmila Castro

Essa realidade foi comprovada em uma pesquisa feita no ano passado pela Isma Brasil, associação que pesquisa a prevenção e tratamento de Stress. A infelicidade na escolha da profissão pode começar bem antes da entrada do profissional no mercado de trabalho.

Esse é o caso da Dentista Fernanda Rocha que atualmente é estudante de Medicina e desde o início da faculdade já sabia que não seria feliz na profissão. “Me senti pressionada pelos meus pais a passar na faculdade na minha primeira tentativa, não tinha certeza do curso que queria, mas escolhi a Odontologia na esperança de me apaixonar pelo curso”.

Fernanda não se adaptou, mas terminou a graduação. Assim que formou, não chegou a exercer a profissão e novamente voltou aos estudos. Passou em medicina e hoje 10 anos estudando não se arrepende das escolhas que fez. “ Praticando a medicina, eu tenho certeza que eu vou ser muito feliz na profissão que eu escolhi”, finaliza a futura médica.

A Psicóloga Rafaela Russi diz que é preciso ter coragem para mudar de profissão quando a infelicidade se torna parte da rotina. “Com o passar do tempo será torturante levantar de manhã para trabalhar em um emprego que você não gosta fazendo atividades que não te satisfaz”.

O ex-jogador de Vôlei e agora administrador de empresas, Ayrton Rezende teve coragem e mudou de profissão. Ele começou a jogar voleibol com 12 anos, mas aos 22 decidiu largar a carreira. “Eu mudava muito de cidade e não conseguia ter estabilidade. Sempre quis voltar a estudar e há seis anos resolvi largar o vôlei e voltar às salas de aula”. Ayrton recomeçou do zero, mas se sente realizado, pois hoje em dia pode planejar sua vida. “Sou muito mais feliz atualmente e se um dia não tiver feliz nessa profissão, tenho coragem de mudar novamente”, finalizou.

Rafaela Russi avalia que mudar de profissão é estar aberto a um novo mundo e desenvolver a capacidade de adaptação a novos ambientes. “A mudança tira o profissional de um estado cômodo e o faz perceber novos horizontes, dessa forma a pessoa pode encontrar uma profissão que o satisfaça e o faça feliz”.

post-4

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s